top of page

Mulher Molusco

Essa semana fui ajudar numa oficina de pintura que ia acontecer num escritório novo na Faria Lima.


Saí de casa e segui o caminho de sempre até a estação de metrô.


Na saída peguei muita chuva, mas cheguei na galeria, umas duas horas antes pra poder ajudar a carregar o caminhão com as ferramentas de uso da oficina, ensopada.


Levamos telas, cavaletes, godês, tintas, pinceis, aventais e uma séries de outros objetos. Até ajudei a carregar a caixa térmica com as bebidas que seriam servidas durante o evento.


Já íamos saindo quando tudo já estava no caminhão. Perguntei ao meu colega se ele se importava se eu comesse durante o trajeto. Ainda não tinha almoçado. Ele disse que não. Enquanto esquentei minha marmita ele fumou um cigarro. Roubei um garfo da cozinha da galeria e saímos. Meu colega dirigindo e eu almoçando.


Assim que terminei de comer, fechei meu potinho e vi que na minha calça havia um minúsculo caracol.

Tão pequeno que nem sei como foi que notei. Com muito cuidado, peguei o caracol com o garfo e ali me perdi em pensamentos.


Meu deus, será que isso estava na minha comida? Será que comi um caracol de almoço? Comi toda a sua família e esse aqui escapou?


Nossa, que viagem... Está chovendo muito, deve ter caído de uma árvore enquanto eu descia a rua mais cedo. Ou então, estava em algum destes equipamentos que ajudei a colocar no caminhão, no cooler talvez, que antes estava ao ar livre. É isso.


O caracol esticava seus olhos nas pontas das antenas pra fora da concha. Lento.


"Você tá bem, Mari?" Meu colega ria de mim. Afinal, já faziam alguns segundos que eu estava encurvada no meu garfo, completamente muda, observando estática aquele utensilio de mesa.


Contei do caracol e ele concordou que deveria vir do cooler.


Daí me lembrei que na noite anterior eu havia sonhado estar com vermes. Muitos vermes. E várias pessoas tentavam me medicar. Mas gente, será então que isso saiu de mim? Lembrei de Gregor Samsa acordando metamorfoseado em barata em sua cama numa manhã. Será que estou me transformando em molusco?

Comentarios


bottom of page